As DII, ou seja, Doenças Inflamatórias do Intestino, são doenças que como o nome indica provocam graves e sérias inflamações no intestino. No fundo como que pequenas úlceras. Estas estam divididas em duas: Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Cada uma pior que a outra.
A Doença de Crohn, acaba por ser muito semelhante à Colite com a excepção de que a CU está restricta ao intestino grosso, enquanto a DC pode Manifestar-se em qualquer parte do tracto digestivo, desde a boca até ao recto.
Ambas as doenças têm causas desconhecidas, descobriu-se recentemente que as pessoas que têm DII têm uma anomalia genética, no entanto existem pessoas que possuem essa anomalia mas não manisfestam a doença. São doenças de caracter auto-imune, portanto o organismo ataca-se a si próprio provocando úlceras.
Muitos são os doentes de DII que conseguem ser controlados com a medicação. Esta consiste em 4 passos:
- Messalazinas (Orais, Supositorios ou Enema)
- Corticóides (Hidrocortisona e Prednisolona)
- Imunosupressores Biológicos (Infliximab, Ciclosporina, Abdulimab, ...)
- Cirurgia para remoção total ou parcial do orgão afectado (única cura para CU)
É grande apercentagem de pessoas que com CU vivem normalmente com apenas as messalazinas, outras que têm de passar para os corticóides. Estas terapeuticas podem ser efectudas em casa na fase controlada da doença, na fase aguda é possível que tenham de ser administrados corticóides endovenosos (na veia). Há ainda aqueles que necessitam de se deslocar ao hospital para a administração dos medicamentos biológicos pois só existem sob a forma injectável. Depois há a pequena mas terrível minoria daqueles que rejeitam toda a medicação e são submetidos a uma cirurgia para a eliminação do orgão afectado.
Alguém com DII não deve ser submetido a um dieta específica como diz o mito, esta apenas será necessária durante os períodos de crise. Cada doente deve exprimentar cada alimento e verificar o efeito do mesmo no seu organismo.